Ana Raspini é viajante, além de professora de Inglês, e escritora.

Minha foto
Brasileira, professora de Inglês, escritora, mas acima de tudo, viajante.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Oktoberfest na Alemanha: Munique X cidades pequenas

Amanhã, dia 19 de setembro, começa a famosa Oktoberfest de Munique, na Alemanha.

O Rafa, do Brazilian globetrotter, está indo ver a Oktober deste ano e fez uma matéria histórica e de utilidade pública sobre a festa que é leitura obrigatória para quem está pensando em conhecê-la.

Mas o meu foco aqui é outro. Como sou casada com um alemão e tenho amigos alemães, as informações que recebo sobre essa festa são diferentes das que chegam aos turistas. Acreditem ou não, os próprios alemães odeiam todas as coisas que se tornaram exaustivamente turísticas sobre o seu país, e isso inclui a Oktober e o Castelo de Neuschwanstein, por exemplo. Os preços altíssimos e a exploração turística fora de padrões saudáveis fazem os alemães franzirem a testa quando você conta que quer conhecer esses lugares.

Sobre a Oktoberfest, os comentários são sempre os mesmos: que a festa perdeu seu foco cultural, que os turistas acabam bebendo muito mais do que deviam e fazem escândalo e sujeira, e por aí vai. Mas a informação mais triste é saber que os próprios moradores de Munique não gostam da festa, dizem que são dias de sono difícil, com turistas gritando e até urinando na frente de suas casas...

Mas como eu nunca fui a Oktober de Munique, não é justo eu falar dela. Por isso, convidei o amigo, e mais novo vlogger do Youtube para falar dessa festa, o Franco SG. E parece que ele não concorda nem um pouco com quem me passou as informações acima! haha!

Em contrapartida, eu vou falar das Oktoberfests que acontecem nas cidades menores, na mesma época, e mantém (dizem os alemães) a tradição bávara mais intacta.

Oktoberfest de Munique, por Franco SG


Posso dizer que minha experiência na Oktoberfest em Munique (ou München, se você estiver se sentindo internacional) foi um pouco diferente do que eu esperava. O que eu sabia sobre o Oktoberfest era baseado nas experiências dos meus amigos que frequentaram a festa no Brasil, isto é: eu esperava por uma festa de muita bebedeira, muita loucura, praticamente um carnaval em outubro. Ledo engano.


10ª tentativa de foto em frente a entrada do parque
e ao fundo meu colega de quarto americano
batendo foto com um grupo de estranhos
Primeiramente eu não estava preparado para o clima que eu viria a encontrar. Os sites meteorológicos diziam que o clima seria bom, com Sol, logo me empolguei montar um wannabe lederhosen, ou seja: peguei minhas botas, bermudas, comprei suspensórios e vesti minha flanela preferida. Gambiarra à brasileira (nada próximo à roupa típica usada pelos alemães, mas o que vale é a diversão).

Bom, o equivalente a “clima bom” para Alemães no começo do Outono significa: dia nublado, e relativamente frio. Não exatamente o que eu estava esperando, e nem um pouco parecido com o Outono no Brasil, então pode-se dizer que: sim, passei frio.


Uma manhã de dia "clima bom" na Alemanha
O parque onde é realizado o Oktoberfest, chamado de Theresienwiese, é grande, grande o suficiente para você perder alguns amigos (o que aconteceu com nosso grupo, que inclusive nos levou a imaginar que a menina do nosso grupo tivesse sido assassinada, vendida para o mercado negro ou qualquer outra das coisas que passam na cabeça de mãe, mas isso é outra história), portanto tenha um ponto de encontro com horários estabelecidos, para caso alguém se perca (mas acredito que isso seja algo que você já saiba, caro viajante).


Lá dentro você irá encontrar 14 barracas grandes com as cervejarias com autorização para produzir a cerveja típica do evento, para entrar em uma delas é aconselhável chegar cedo, as barracas abrem às 9h e em 2h já estão lotadas, para conseguir um lugar para sentar, nunca esqueça: serão servidos apenas os sentados em mesas, e não se preocupe em ficar de estomago vazio pois são vendidos alimentos lá. Acabei frequentando apenas uma das barracas, a Bräurosl da cervejaria Hacker-Pschorr, onde fiquei muito surpreso ao ver os visitantes sendo “convidados a se retirar” depois de virarem um dos saborosos canecos de cerveja. Uma das moças que lá trabalhava me informou que naquela barraca aquela atitude era proibida, pois a cerveja para o evento é mais forte, ela tem um teor um pouco maior que o normal, então provavelmente o colega que virou a caneca naquele momento estaria vomitando na rua. Alemães, sempre pensando a frente.


Jovens, saudáveis e nesse momento ninguém perdido
Este grande controle para com os que passam mal me surpreendeu, positivamente, claro. Imaginava que o evento seria apenas dos bêbados e jogados, no entanto vi famílias e crianças por todos os lados, crianças nos parques de diversões, família, colegas de empresa, idosos, todos se divertiram sem exagerar, cantando, bebendo e comendo), os mais “passados” em sua grande maioria eram turistas estrangeiros (ainda me lembro do irlandês que se apaixonou por uma das meninas do nosso grupo e a quis levar embora com ele, uma linda história de amor que levaria “Casa Comigo?” (Leap Year, 2010) ao esquecimento). Os que perderam a batalha ao serem derrotados pelo álcool logo eram resgatados por pequenas macas/ambulâncias que não os permitia serem vistos em situação precária, e seus rastros em poucos minutos seriam limpos pela organização do evento, e mais tarde os “guerreiros” estariam de volta à guerra.

O Oktoberfest em Munique é muito similar as festas de interior do Brasil, muita comida, bebida, música e pessoas se divertindo, e mostra que os alemães podem ser muito acolhedores apesar da fama de fechados (digo isso incluindo os sóbrios). Definitivamente é uma experiência que vale ser vivida, até mais que uma vez na vida se estiver ao seu alcance.


Dicas para o Oktoberfest:

· Faça como sua mãe diz e leve um casaquinho;
· Chegue cedo e sente em uma mesa;
· Muitas pessoas falam inglês, mas não português, então esteja preparado;
· Os shows nas barracas começam após o meio-dia;
· O preço do caneco é 10 euros, e vem com espuma, então prepare seu bolso;
· Você só poderá comprar cervejas dentro das barracas ou nos biergarten;
· Levar canecas embora é crime, se você não se controlar: não seja pego;
· Aproveite o máximo e Ein Prosit!


Show, no final da tarde, dentro de uma das barracas.
Versões em alemão de clássicos, rock e um pouco de ABBA

Acompanhe também o Franco pelo Instagram e twitter!

Volksfest nas pequenas cidades, por Ana Raspini

As "festas do povo", ou Volksfest, como são chamadas, são a variação da Oktoberst pela Baviera. Apenas a festa de Munique chama "festa de outubro". Essas festas geralmente tomam metade do mês de setembro e acabam no início de outubro.

Creio que a ideia base das Volksfests seja a mesma da Oktoberfest: as pessoas fazem desfiles nas ruas, trajados a caráter; Existem pavilhões semi-bertos com mesas e bancos comunitários; Bandas de música tradicional tocam durante todo o tempo e comida e bebida típicas da época são oferecidas. A bebida oficial é a cerveja, claro! E cada cidade tem sua cervejaria própria, ou várias, e cada uma monta seu pavilhão. Porém, não é o chopp Pilsen que reina: o mais comum é ver uma cerveja feita especialmente para a data, que é mais forte e é servida nas mesas, para quem está sentado, ou se pega no balcão para quem está em pé.

As comidas são de encher os olhos: desde petiscos, como currywurst com batatas fritas, até pratos mais complexos como pato ou porco são preparados e servidos nas barraquinhas. Geralmente, um parque de diversões é instalado dentro ou ao lado do ambiente da festa. Há, também, um show pirotécnico em cada edição.

As Volksfest são essencialmente familiares, lugar onde pais levam seus filhos sem medo de deixá-los brincando no parque, lugar onde amigos e vizinhos se reencontram, bebem e riem juntos.


Porém, atenção: NÃO DANCE! Creio que a maior diferença entre a Volksfest e a Oktoberfest seja a música. Se você dança e levanta o copo numa Volksfest você é imediatamente visto como o instruso bêbado pagando mico, cof, cof turista. Você só verá pessoas dançando numa Volksfest tarde da noite, no fim de semana, e apenas um pequeno grupo de jovens que se senta bem na frente da banda.

Clique aqui para ver um video disso.


As fotos que eu usei são da Volksfest de Eichstatt, cidadezinha na Baviera!

Em breve um post sobre a Oktoberfest de Blumenau, e um comparativo do evento entre o dia e a noite!


Um brinde! Ein Prosit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário