Ana Raspini é viajante, além de professora de Inglês, e escritora.

Minha foto
Brasileira, professora de Inglês, escritora, mas acima de tudo, viajante.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Oktoberfest Blumenau: Dia X Noite

A Oktoberfest de Blumenau é a maior festa de cultura germânica do Brasil, e uma das maiores do mundo.

Na minha experiência pessoal, existe uma grande diferença entre visitar a Oktoberfest de Blumenau durante o dia e à noite, especialmente de madrugada. Dê uma olhada nas informações e escolha seu período preferido!

Durante o dia, a partir das 11h, a Vila Germânica já está aberta, com venda de comidas típicas e cervejas das mais variadas marcas da região, nacionais e internacionais.





Preço do Chopp em 2011

Os preços são dignos do evento, mas os mais salgados ficam por conta das comidas mais elaboradas (como pato e marreco) e as cervejas artesanais da região.






De dia, a Vila fica calma, os vendedores e atendentes estão mais disponíveis e não há filas para nada, nem nas lojinhas, nem nos restaurantes; até os banheiros ficam vazios.






Biergarten durante o dia
Famílias almoçam tranquilas vendo a bandinha tocar no Biergarten. Este é o meu lugar preferido na Oktober. Além de funcionar dia e noite, o Biergarten sempre tem uma bandinha tocando e, como tem mesas, acaba sendo um ambiente mais tranquilo.



Durante o dia também há uma das opções da festa que eu acho a mais tradicional: o desfile oficial.



 Os desfiles são gratuitos e acontecem todas as quartas-feiras, às 19h30, e aos sábados, às 16h, no centro de Blumenau. 
Eles duram quase 2 horas (!) e contam com moradores e grupos sociais da região. Favor observar o bebê que aproveitou o desfile para tirar um cochilo! rsrs!
Nesta foto à direita, é possível ver uma banda vinda da Alemanha tocando no desfile também. Existe um grande sistema de intercâmbio cultural entre Blumenau e a Alemanha.

Crianças, jovens e adultos desfilam usando roupas tradicionais e até existem carros de chopp distribuindo a bebida DE GRAÇA (!) pros espectadores!









Durante a noite, o clima da festa muda, saindo da vibe família para um climão de festa. Festa mesmo, quase um carnaval em outubro!


Bandas locais e até bandas vindas diretamente da Alemanha tocam nos grandes pavilhões, onde milhares de pessoas dançam e bebem o chopp Pilsen da patrocinadora da festa, que também não é barato.




O clima de carnaval é indiscutível, dezenas de milhares de pessoas circulam pela festa e pelos pavilhões bebendo, dançando e namorando. Na verdade, depois de alguns problemas decorrentes dessa "folia" louca, a organização do evento começou a limitar o número de ingressos e hoje em dia a festa não chega a ficar tão caótica. Ufa!


Biergarten durante a noite
Porém, de dia ou de noite, se você quiser fugir da loucura dos pavilhões ou das filas intermináveis, o Biergarten sempre estará lá para te socorrer. O Biergarten é o único ambiente com mesas e lá também se vende comida e bebida, e continua tranquilo mesmo à noite. Sempre há uma banda tocando músicas típicas e é possível apreciar uma boa cerveja local num ambiente agradável. As mesas e bancos são comunitários, mas esse é o espírito da Oktober. O Biergarten é o ambiente mais parecido com as Oktoberfests da Alemanha, onde todos os pavilhões têm mesas.

A Oktoberfest de Blumenau, assim como as festas alemãs, também conta com um parque de diversões instalado ao lado. Alegria para pais e filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário